20.11.10

Que filme é esse? 06

Ótimo filme, cheio de mistérios! Será que tá fácil?



Quem souber de que filme é essa cena, pode escrever nos comentários!

Taxi Driver (Taxi Driver - 1976)

Fala sério... dá pra dizer que é o DeNiro?
Taxi Driver é um dos filmes mais famosos de Martin Scorsese, e fez a fama de Robert DeNiro. Mas o filme é bom? Como cinema pipoca, filmão pra ver e se divertir, não, Taxi Driver não é um bom filme... Mas como arte que tenta reproduzir a realidade, ele merece todo o reconhecimento que tem. 

DeNiro interpreta o taxista Travis, um jovem frustrado que passas as madrugadas dirigindo pelos cantos mais escuros da cidade de New York. Revoltado com a degradação que ele assiste todos os dias, Travis começa a desenvolver um comportamento obsessivo, comprando armas e se imaginando como um "justiceiro". Quando em uma noite uma prostituta adolescente tenta entrar no seu taxi, fugindo do cafetão, ele se convence que precisa salvar essa menina, mesmo que isso não seja vontade dela... A seqüência final surpreende pela violência, e gera polêmica pela reação que desencadeia... <Muitos spoillers à partir de agora> O sujeito pega uma arma, mata várias pessoas, e é aclamado como herói? E se mais cedo ele tivesse conseguido matar o senador, outro dos seus alvos, o que diriam dele? 

É um filme que impressiona pelo realismo, e por mostrar que Robert DeNiro antigamente era um ator muito melhor... Fãs de cinema: assistam e tirem suas próprias conclusões!



Top Gang - Ases Muito Loucos (Hot Shots - 1991)

O diretor Jim Abrahams é responsável por obras como Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, Corra Que a Polícia Vem Aí, Todo Mundo em Pânico 4... será que ele conseguiria fazer uma boa paródia do filme Top Gun? Mas é claro que sim! Não apenas faz uma ótima paródia, mas sim uma das comédias mais lembradas do cinema! Uma sequência interminável de piadas bobas, situações exageradas e humor pastelão, que fazem a alegria de quem gosta do gênero. Charlie Sheen, que consegue ficar sempre com cara de bobalhão, imita Tom Cruise perfeitamente, e junto com os cenários muito bem recriados, em alguns momentos fica parecendo que estamos vendo o filme original! Tá, não é pra tanto, mas é uma comédia que merece ser assistida mais de uma vez.

Revólver (Revolver - 2005)

Assisti na TV algumas cenas desse filme, e fiquei tão curioso quanto a trama que resolvi procurá-lo na locadora. Mas que filme louco! Guy Ritchie costuma fazer filmes com roteiros bem elaborados, e esse não é diferente. Revolver conta o drama de Jake (Jason Stathan), um cara que acabou de sair da prisão, e está disposto a fazer de tudo para se vingar dos homens que o colocaram lá. É difícil descrever o desenrolar da história, que segue por caminhos inesperados, com bastante filosofia e violência! Algumas cenas são absurdas, como o tiroteio no restaurante ao som de Moonlight Sonata, ou a seqüência feita em animação (o que é aquilo??). Ray Liotta faz um ótimo vilão maníaco por bronzeamento, e o personagem do "atirador" merecia um filme só pra ele. Stathan, quase irreconhecível com cabelos longos, está no seu melhor papel, mostrando que além de sair dando porrada em todo mundo, ele também sabe atuar! Pra quem gosta de filmes de ação que fogem do roteiro básico, é um filme imperdível.

7.11.10

Clip da Semana - Bush - Mouth

Essa música toca de forma bem discreta em uma cena do filme Um Lobisomem Americano em Paris, e foi aí que conheci essa ótima banda de Grunge. Bush começou a tocar em 1992, depois de 2002 pararam por um bom tempo, e parece que estão voltando agora em 2010. Ótima notícia, tomara que escrevam músicas novas também!


A música do clip na verdade é um remix (oficial), que ficou melhor que a original!


 Mouth - Bush - 1997

Tropa de Elite 2 (Brasil - 2010)

Sequência do polêmico filme de 2007, Tropa de Elite 2, como já era de se esperar, causou polêmica... duas até. A mesma de três anos atrás, sobre a violência da polícia perante os bandidos que matam sem pensar duas vezes, e também a polêmica dos que queriam ver tanta ação quanto no primeiro filme, mas que não foram correspondidos. Tropa de Elite 2 tem um roteiro mais elaborado, com intrigas mais complexas, e um inimigo que aparentemente é invisível, muitas vezes chamado de Sistema! A produção está melhor, não perdendo em nada para filmes de Hollywood, com uma edição de áudio perfeita, boa fotografia e... atuações convincentes! Wagner Moura dá um show com seu Capitão Nascimento, agora Tenente-Coronel Nascimento, 15 anos mais experiente e atormentado com o seu passado. 

Eu sou um desses que foi ao cinema achando que veria um Tropa de Elite 2 muito parecido com o primeiro, com tiro pra todo lado, tortura e tapa na cara. O filme também me pegou de surpresa, mas foi uma surpresa agradável. Esse ano está sendo ótimo para o cinema brasileiro, e espero que essa indústria finalmente encontre o seu caminho por aqui. Mas não dá pra deixar de falar... é um saco ver 5 minutos de patrocínio antes do filme começar! Será que vai demorar muito até nosso cinema conseguir caminhar com suas próprias pernas? 

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pijamas - 2008)

Quer ver um filme triste? Essa é a melhor opção! Em plena Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão é promovido a "gerente" de um dos vários campos de concentração do país. Ele se muda com sua família para uma casa próxima ao local de extermínio, e Bruno, seu filho mais novo, fica intrigado com os fazendeiros da propriedade, que estão sempre vestindo pijamas. Na ingenuidade da infância, Bruno não entende nada do que está acontecendo por ali, e começa a explorar sem medo os arredores da casa. Ele fica surpreso ao encontrar menino da mesma idade que ele, só que do outro lado de uma enorme cerca. O menino também usa o "pijama listrado" e está sempre com a cara mais triste do mundo, algo que Bruno também não consegue entender, pois pra ele aquilo tudo parecia fazer parte de uma brincadeira. Os dois acabam se tornando amigos, conversam e compartilham suas diferentes perspectivas sobre o que está acontecendo. 

Como qualquer produção que mostre os horrores da limpeza étnica promovida pelos nazistas, esse é um filme bem pesado, mas que tem o diferencial de ser protagonizado por crianças, o que não torna as coisas mais amigáveis. Uns dias depois de ter assistido esse filme, cheguei a sonhar que ele tinha um final diferente! Já está convencido do absurdo e das tragédias que o ser humano é capaz de provocar? Então poupe seu coração, e não assista esse filme...

A Lenda dos Guardiões (Legend of the Guardian: The Owls of Ga'Hoole - 2010)

Taí um filme que não recebeu toda a divulgação que merecia. A Lenda dos Guardiões chegou aos cinemas com muita gente sem nem saber sobre o que se tratava, o que acabou refletindo em baixas bilheterias... Uma pena! muitas pessoas deixaram de curtir o visual incrível do filme. Sério... é incrível mesmo! A computação gráfica recria as aves de forma tão convincente que em muitos momentos parece que é uma coruja de verdade que está sendo filmada. Os cenários, alguns com o pé na realidade, e outros mais fantasiosos, também são fantásticos. Prestem atenção nos detalhes da cena do vôo na tempestade... já está na lista das mais bem produzidas na história da CG!

A história em si não foge muito do básico das fantasias. Um grupo de corujas inocentes é ameaçado pelos Puros (referência nazista?), que seqüestra jovens corujas e as obriga a realizar trabalhos forçados. A esperança de liberdade reside em uma lenda, os Guardiões de Ga'Hoole, nobres guerreiros que juraram proteger o reino, mas ninguém sabe onde encontrá-los, ou nem mesmo se existem. 

O que me chamou a atenção foi o tom durante o desenrolar da trama, muito adulto para um filme que seria direcionado para as crianças. As cenas de batalha são realistas demais, e tem até dois irmãos se enfrentando, com um final bem atípico... Bom, Zack Snyder não está mesmo acostumado a fazer filmes infantis. História já aprovada, personagens carismáticos e visual deslumbrante... 98% de chance que qualquer um que goste de cinema também vá gostar desse filme.