4.12.10

Geração Roubada (Rabbit-Proof Fence - 2002)

Até a algumas décadas atrás, o governo australiano não admitia a miscigenação entre pessoas brancas e os habitantes nativos da região, os aborígenes. As crianças nascidas desse tipo de relação eram "reinvidicadas" pelo governo, e ficavam em locais isolados do país, sendo catequizadas e retiradas de sua suposta posição primitiva. Se essas crianças conseguissem se encaixar no novo modelo imposto pelos colonizadores, seriam dadas a famílias brancas, que assumem a responsabilidade sobre sua criação e proteção. 

O filme Geração Roubada conta a história de três crianças que decidiram fugir de um desses locais de segregação, e percorreram milhares de quilômetros tentando reencontrar suas famílias, enquanto toda uma força policial se mobilizava para capturá-las novamente. Assisti a esse filme meio que sem querer, minha namorada estava zapeando entre os canais e acabou parando no que estava passando essa história diferente. E o filme surpreende! Pela ótima produção e atuações, e também por ser uma história triste, sobre um tipo de limpeza étnica que aconteceu livremente até a década de 70, e que poucas pessoas conhecem. É um dos filmes australianos mais assistidos, acho que só deve perder para Mad Max e Crocodilo Dundee!

Confesso que eu também nunca tinha ouvido falar nessas "Gerações perdidas", termo pelo qual essas crianças ficaram conhecidas, e assim que o filme terminou fui pesquisar a respeito... Achei um artigo muito interessante nesse site, vale a pena ler e conhecer um pouco mais dos absurdos que o ser humano tem feito ao longo dos anos. 

3.12.10

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1 - 2010)

Harry indo para Mordor?
Acho que já falei aqui no Blog que nunca fui muito fã de Harry Potter. A série nunca conseguiu fazer com que eu mergulhasse na história e entrasse no mundo de Hogwarts, mas acredito que isso acontece porque nunca li nenhum dos livros. Não há como negar a qualidade da produção, que fica ainda mais evidente nesse prelúdio para o final da saga. A história está bem mais madura, os personagens cresceram, enfrentam perigos mais "reais" e o clima está mais sombrio do que nunca. Algumas cenas chegam a assustar! Várias mortes, sangue, tortura...é impressionante que o filme tenha chegado aos cinemas com classificação etária de 12 anos!

Os cenários e paisagens estão mais belos do que nunca, e o trio de atores principais mostra que também estão melhorando com o tempo. Me arrependo de não ter lido a série antes de assistir aos filmes, tenho certeza de que estaria curtindo muito mais essa ótima produção, que chegará ao fim em junho do próximo ano. Pela primeira vez, estou ansioso para assistir a um filme de Harry Potter!


Uma curiosidade: esse é o centésimo filme que comento aqui no Blog! Mais um motivo que me fará lembrar desse filme! 

Os Vampiros que se Mordam (Vampires Suck - 2010)

Em algumas cenas dos filmes da Saga Crepúsculo, parece que a história faz uma paródia do próprio gênero. Sendo assim, era inevitável que logo alguém tivesse a brilhante idéia de dedicar todo um longa metragem para refazer as piadas que já estavam prontas no obra original (que por sinal é mais engraçada que a paródia). Os Vampiros que se Mordam consegue provocar alguns sorrisos, mas é aquele tipo de filme que não precisava acontecer... a única coisa interessante é a atriz Jenn Proske fazendo uma imitação perfeita da cara de nada da Bella "de verdade". E que final foi aquele???

Uma dica sobre a qualidade do filme: a direção é da dupla Jason Friedberg e Aaron Seltzer, os mesmos criadores de Espartalhões, Deu a Louca em Hollywood e Liga da Injustiça... Se quiserem um conselho, assistam a Saga Crepúsculo original... são produções razoáveis e tem piadas bem melhores!