22.5.11

Hannibal - A Origem do Mal (Hannibal Rising - 2007)

Quem é mais assustador?
Hannibal Lecter é um dos vilões mais famosos do cinema, muito por causa da atuação fantástica de Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes. Talvez um filme contando a origem desse grande personagem fosse desnecessário, mas mesmo assim ele foi feito... e foi mal feito! Acreditar que Hannibal ganhou toda a sua crueldade e frieza porque presenciou um crime bárbaro quando era criança tira um pouco da aura estritamente má do personagem. E que ator que encontraram pra interpretar o jovem Hannibal (Gaspard Ulliel)... acabou de vez com qualquer chance desse filme ter algo de assustador! 

O filme começa em plena Segunda Guerra Mundial, com a família Lecter fugindo de seu castelo na Lituânia,  onde estão acontecendo conflitos entre Russos e Alemães. É nesse cenário em que se desenvolve o grande trauma de Hannibal, que vê toda a sua família morrer e anos depois sai em busca de vingança. Vemos ele entrando na faculdade de medicina, onde aprende a manusear um bisturi, e até tem uma cena em que ele usa uma máscara samurai, que lembra a usada por Hopkins nos filmes originais... não precisava né? Tudo bem, o filme não é de todo ruim, desde que você não compare com os originais.

Um Parto de Viagem (Due Date - 2010)

2009 foi o ano de uma das melhores comédias dos últimos tempos: Se Beber Não Case. O Que acontece se o mesmo diretor inventa de fazer um outro filme, usando o melhor ator (Zach Galifianakis) e com a mesma temática, a amizade masculina? Pra fechar, Robert Downey Jr. é quem faz a dupla com Zach... não tem como dar errado!


Em Um Parto de Viagem, dois estranhos que se esbarram no aeroporto são obrigados a atravessar os EUA de carro, após uma série de "eventos" fazer com que ambos entrem na lista do FBI de "proibidos de voar". Zach Galifianakis interpreta mais uma vez um personagem estranho e sem noção, o ator Ethan Tremblay (ou outro sobrenome que não me lembro!) muito parecido com seu papel em Se Beber Não Case, e Downey Jr. é um arquiteto que precisa chegar em Los Angeles para acompanhar o nascimento do seu primeiro filho. A série de problemas causados por Ethan até lembram o clássico filme Antes só do que mal acompanhado, principalmente na cena em que toca Hey You, do Pink Floyd... uma das melhores do filme!


A produção não chega a ser tão hilária quando Se Beber Não Case, mas certamente garante boas gargalhadas. Até e entrosamento entre os dois atores, que no início parece não estar dando muito certo, depois da metade do filme começa a fluir perfeitamente. E outra coisa: percebi que nunca mais vou conseguir ver Robert Downey Jr. e não lembrar de Tony Stark!

Frase memorável do filme:

"Pai, você foi como um pai pra mim..."
                                               Ethan Tremblay