26.7.11

Que filme é esse? 11

Adoro esse filme!! Acho que essa tá difícil...


Quem souber de que filme é essa cena, pode escrever nos comentários!

Clip da Semana - Will You Be There? - Michael Jackson

Quem não se lembra da baleia Keiko e sua nadadeira "torta", que ficou tão famosa no filme Free Willy, de 1993. Além do filme ter sido um grande sucesso, sua trilha sonora também ficou marcada pela bela música Will You Be There?, do mestre Michael Jackson... vale a pena relembrar!

Michael Jackson - Will You Be There? - 1993


25.7.11

Além da Vida (Hereafter - 2010)

Gosto dos filmes dirigidos por Clint Eastwood, gosto do Matt Damon e gosto também de temáticas que especulam o que acontece depois da morte. Além da Vida tem tudo isso, mas mesmo assim não conseguiu corresponder ao que eu estava esperando... O filme é bom, mas ficou faltando alguma coisa.Talvez tenha sido a superficialidade com que o tema foi tratado, ficando apenas no básico da "comunicação com os mortos". Por outro lado, esse também pode ser um atrativo... uma história simples, bem contada, com bons atores e bem produzida é sempre garantia de um bom filme. 

Só quem já acredita em vida após a morte e tem alguma simpatia pelo espiritismo que vai se sentir atraído pela história. Como falei, o roteiro não é nem um pouco denso, então se você não acredita em nada disso, não é esse filme que vai fazer você começar a se questionar a respeito. Os personagens se desenvolvem muito rápido, já que são três histórias paralelas, e o encontro final acontece de um jeito que exige muita boa vontade para ser crível... O destaque mesmo fica por conta da fantástica cena inicial que reproduz o tsunami que aconteceu na Indonésia em 2004. Cheia de efeitos especiais, chega até a causar uma impressão errada sobre o filme, que parece que vai ser um filme-catástrofe! É espantadora a semelhança com as cenas do tsunami que atingiu o Japão nesse ano... Quando eu comprar minha casa, vai ser num lugar bem alto!

24.7.11

Transformers 3 - O Lado Oculto da Lua ( Transformers 3 - Dark Of The Moon - 2011)

É só pensar um pouco, e chegamos a conclusão de que Transformers é um ótimo filme... Se não fosse por isso, como explicar que uma produção destinada para um público tão específico (quem gosta de filmes sobre carros que se transformam em robôs e lutam entre si?) consegue fazer tanto sucesso? Sou suspeito para falar, já que adoro esse tipo de filme... mas Michael Bay deve ser um gênio dos filmes de ação.

Transformers 3 consegue trazer de volta o equilíbrio que existiu no primeiro filme da trilogia, com algumas cenas engraçadas e MUITAS cenas de ação. Também gostei da mistura que fizeram com alguns fatos da história humana, tentando criar uma relação mais antiga entre a Terra e Cybertron, o planeta natal dos robôs. Tem até reviravoltas e traições...

Mas nesse caso história não é o fator mais importante...quem vai no cinema ver Transformers quer ver muita explosão e robôs se destruindo! São tantas cenas de ação que parece que o filme é só uma seqüência ininterrupta de lutas, perseguições, prédios caindo e robôs se transformando. Tudo isso feito com efeitos especiais incríveis, com milhares de detalhes, e um ótimo 3D! Tirando a propaganda exagerada do exército americano, o filme quase atingiu a perfeição do cinema pipoca "sem cérebro". Sem dúvida, um ótimo entretenimento despretensioso!

Nascido Para Matar (Full Metal Jacket - 1987)

A Guera do Vietnã já serviu de cenários para inúmeros filmes, mas é quase um consenso que Nascido Para Matar é um dos melhores desse "gênero". A história não foge muito do fundamental: acompanhamos o desenvolvimento de um batalhão desde a chegada dos recrutas no campo de treinamento até as batalhas de verdade. Mas é um filme de Stanley Kubrick, e o cara sabe como ninguém criar cenas de grande tensão. Pode-se dizer que a primeira parte do filme, que dura uns 40 minutos, é um crescente de angústia acompanhando o atrapalhado Leonard Pyle sofrendo as constantes pressões do Sargento Hartman. O final dessa primeira parte é bem forte e até inesperado...

Na segunda metade do filme já estamos no Vietnã, e aí começam os tiros e explosões característicos dos filmes de guerra, embalados por uma ótima trilha sonora com vários sucessos do Rock n' Roll. Toca até Surfin Bird... impossível não rir lembrando de Peter do Family Guy fazendo a sua super famosa coreografia! 

O diretor tentou mostrar as opiniões que dividiam o povo americano na época do conflito: alguns soldados defendiam a sua presença ali, com frases do tipo "estamos aqui para salvá-los, e eles nem nos agradecem", enquanto outros soldados não viam sentido algum nas suas ações. É a discussão que sempre surge quando se fala em guerra, e que nem sempre garante debates que vão além do básico matar x não matar. É um bom filme, indispensável pra quem gosta do gênero, mas não recomendado para quem se surpreende fácil com cenas de violência.

P.S.: Esse é um dos filmes que se enquadram naquela lista de títulos que ficaram melhor no lançamento brasileiro do que no original... Full Metal Jacket?? Bala de Metal???

2.7.11

X-Men - Primeira Classe (X-Men - First Class - 2011)


Quando saíram as primeiras imagens de Michael Fessbender e James McAvoy como Magneto e Professor Xavier, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi "isso não é X-Men!". Quando surgiram os trailers, essa impressão não mudou, afinal nem aparecia cenas de ação grandiosas... Depois do lançamento do filme, li algumas críticas com muitos elogios, e tive que conferir com meus próprios olhos... e é realmente um ótimo filme!


Tudo já começa com uma grande surpresa: Lembram da cena do primeiro X-Men (2000) que mostra o jovem Eric sendo preso no campo de concentração, entortando os portões após ser separado de sua mãe? Simplesmente é a melhor cena de toda a trilogia, e também é utilizada nesse novo filme! Que alegria! A impressão que tive com os atores que interpretam Eric e Xavier se desfez logo nas primeiras cenas em que aparecem... ambos são perfeitos para os papéis, e o desenvolvimento da história consegue deixar bem claro quais os valores que motivaram suas escolhas. Todas as cenas em que os dois aparecem juntos são fantásticas! Até Kevin Bacon como o vilão Sebastian Shaw também surpreendeu com uma ótima atuação, além da sua linda ajudante Emma Frost. Ainda existe mais uma dezena de outros personagens, que só deixam o filme cada vez melhor, fazendo com que Wolwerine e Cia. nem façam falta...

Só tenho elogios para o filme... ótima história, ótimos atores, ótimas cenas de ação... quem ainda não viu, corre logo pro cinema antes que saia de cartaz! Melhor filme do ano, até agora!