30.6.10

Toy Story 3 (Toy Story 3 - 2010)

Ontem fui assistir esse filme, e estava esperando mais uma ótima produção da Pixar. Mas me deparei com um péssimo filme, decepcionante em todos os aspectos. Não dá pra acreditar né? Pois é mentira mesmo! Toy Story 3 é fantástico... para quem é fã desde o primeiro filme, o clima de nostalgia vai estar presente durante toda a projeção, pois todos os personagens principais estão ali: Woody, Buzz, Cabeça de Batata, Slinky, Rex, Porco... iguais a 15 anos atrás. De alguma forma, nos sentimos como Andy, que cresceu e agora está indo para a faculdade. Não vou ficar descrevendo a história, podem confiar: é tão boa quanto a primeira! As piadas são ótimas, tem cenas de ação grandiosas, e até um final inesperado, que levou às lágrimas muitas pessoas no cinema. Como não podia ser diferente, Toy Story 3 é mais um filme da Pixar que ficará guardado com carinho na lembrança de todos os seus fãs. 

Ainda não assitiu? Então vai logo no cinema!

Clip da Semana - Always, Bon Jovi

Bon Jovi é uma banda americana que já está na estrada a mais de 20 anos, criticada por muitos por criar um Rock simples, com baladas melosas, pronto para fazer sucesso com todos os gostos. Mas é impossível negar o sucesso absurdo que os caras fazem, e um marco na sua história foi a coletânia lançada em 1994, Cross Road, com os maiores sucessos da banda e mais duas músicas inéditas, sendo que uma delas era Always! A música fez um enorme sucesso, e foi originalmente escrita para ser parte da trilha sonora de um filme que nunca ninguém ouviu falar (nem lembro o nome). Esse som deve fazer parte da história de muitos casais! Faz parte da sua história? Comente aqui!

Always - Bon Jovi - 1994

28.6.10

Pearl Harbor (Pearl Harbor - 2001)

Filme de Michael Bay é sempre garantia de muitas explosões, patriotismo exagerado, câmera lenta, casais se beijando ao pôr do sol... é incrível como os traços desse diretor são tão evidentes em todos os seus filmes! Pearl Harbor supostamente conta a história do ataque japônes a baía americana que da nome ao filme, onde estavam pacificamente guardados boa parte dos navios de guerra  dos EUA. Lógico que no meio disso existe uma história de amizade, um triângulo amoroso e um sacrifício que mostra como os americanos são "superiores"... São 3 horas de encheção de linguiça filme, que parecem só servir de pretexto para a grande cena do ataque japonês. Essa sim vale a pena assistir! Apesar de ser um filme de 2001, os efeitos especiais estão ótimos, e a edição de som da sequência de quase meia hora é perfeita, batendo todos os recordes de explosões por minuto. No elenco cheio de grandes nomes (Alec Baldwin, Ben Affleck, Kate Beckinsale, Cuba Gooding Jr...) ninguém se destaca. Aliás, a única coisa que se destaca mesmo são as cenas de ação... se você gosta do gênero, o filme é imperdível!

Obs.: Todo mundo diz que o Ben Affleck é mau ator, mas gosto dos filmes dele! É tipo um Sylvester Stallone, de tão ruim, chega a ser legal!

Clip com a música tema que fez bastante sucesso: Faith Hill: There You'll Be

27.6.10

Copa 2010 - Alemanha x Inglaterra


Tá certo que futebol não tem muita coisa a ver com cinema, mas é inegável que Copa do Mundo também é cultura, e alguns jogos parecem coisa de cinema... Agora começando as oitavas de final, todos os jogos apresentam drama, superação, reviravoltas e surpresas. Nesse jogo Alemanha e Inglaterra dá até pra pensar em conspiração, afinal todo mundo viu que aquela bola entrou, menos a arbitragem! Vamos ver como vai terminar esse fantástico evento!

26.6.10

Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are - 2009)

Gosto de filmes que não são "auto-explicativos", que exigem um pouco de imaginação para que os espectadores possam entender a história. Onde Vivem os Monstros é assim... um filme que parece ser infantil, mas que na verdade é uma história cheia de metáforas e filosofia.

Max é um menino de 8 anos que após brigar com sua mãe, fica de castigo no seu quarto. Lá ele cria um mundo imaginário, onde reina sobre as estranhas criaturas nativas. Na verdade, cada monstro que ele conhece representa um aspecto de sua vida, as pessoas que vivem ao seu redor, seus sentimentos de raiva, rebeldia, solidão... é legal ficar tentando identificar o porque de cada personagem estar ali. A obra na qual o filme se inspirou, um livro infantil escrito e desenhado por Maurice Sendal em 1963, com várias ilustrações e umas 10 frases, até hoje é tratada com polêmica por alguns, por insinuar que crianças também podem ter "sentimentos selvagens", e a história acaba sem nenhuma lição de moral...

Sem dúvida é um filme bem diferente, e pode desagradar a muita gente. Se você resolver assistir e não estiver mais aguentando a história, então preste atenção na produção do filme, que é incrível! Tem uma fotografia linda, ótima trilha sonora, e os monstros estão muito bem feitos, nem da pra dizer o que é computação gráfica e o que é verdadeiro.

>

24.6.10

Eclipse semana que vem

Semana que vem estréia nos cinemas o novo capítulo da saga Crepúsculo. Nunca li os livros, então não sei direito o que vai acontecer nesse filme... será que o romance deixa de ser o foco da "trama"? Fiquem abaixo com o trailer final.


Depois de assistir o trailer me veio em mente algo da mitologia que diz que vampiros não podem atravessar água corrente. Até ia pesquisar, mas dai lembrei que vampiros também não brilham na luz do sol. Deixa pra lá, tomara que seja um bom filme!

23.6.10

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands - 1990)

Gosto tanto desse filme, poderia até dizer que sinto carinho por ele. É uma das mais belas fábulas modernas, misturando perfeitamente drama, suspense, humor e fantasia. De todos os filmes do Tim Burton, é o meu favorito, e também conta com a melhor personagem que Johnny Depp já teve.

Edward é uma "criação" de um inventor maluco que vivia sozinho em sua imensa e assustadora mansão. O seu criador morreu antes que pudesse terminar o último detalhe que lhe tornaria um perfeito humano: suas mãos. Sendo assim, Edward viveu por anos e anos sozinho na mansão abandonada, tendo tesouras no lugar de suas mãos (lembrem que é uma fábula...). Num belo dia Peg, uma vendedora da Avon, resolve ir até essa mansão na esperança de finalmente conseguir algum cliente, e lá conhece Edward, tímido, assustado, descabelado e com o rosto cheio de cicatrizes de cortes feitos por suas "mãos". Ela o leva para sua casa, e um novo mundo se abre para Ed.

O romance impossível entre Edward e Kim (filha da Peg, interpretada por Winona Ryder antes da decadência) rende momentos emocionantes. Adoro a cena em que Ed está sendo entrevistado num programa de TV, e Kim começa a desconfiar de sua paixão por ela. Outra ótima cena é a da escultura de gelo, acompanhada da incrível trilha sonora de Danny Elfman. Ótimo filme para se ver e rever!

Uma bela compilação de momentos do filme, aproveitem pra curtir a música também!

Prince of Persia bate Lara Croft

E falando em Tomb Raider, nessa última semana o filme Príncipe da Pérsia se tornou a adaptação de game de maior bilheteria na história do cinema: 294 milhões de dólares, batendo a bilheteria de Tomb Raider, de 274,7 milhões de dólares. Então, antes de Príncipe da Pérsia, o maior sucesso das adaptações de games era do ano 2001... o que vocês acham que isso significa?
 
  
A) Tomb Raider é um filme espetacular
B) Jake Gyllenhaal ficou muito bem como Príncipe Dastan
C) Adaptações de games costumam ser uma porcaria

Clip da Semana: Elevation - U2

A música Elevation, da super banda Irlandesa U2, foi trilha sonora do filme Tomb Raider, inspirado nos games da heroína Lara Croft, e talvez uma das adaptações de game para o cinema mais aceitáveis que já assisti.No clip, vemos Bono e cia. lutando contra os "evil U2", num video cheio de efeitos especiais e montagens que colocam a banda em cenas do filme junto de Angelina Jolie. Que nostálgico, nem parece que já fazem quase 10 anos...

Elevation - U2 - 2001

22.6.10

Inteligência Artificial (Artificial Inteligence: AI - 2001)

Ontem escrevendo sobre Minority Report, acabei lembrando de outro filme do Spielberg que também adoro: Inteligência Artificial! Esse filme divide opiniões, talvez pelas viagens poéticas que o diretor usa principalmente na parte final que muita gente detestou... Mas aqui o que vale é minha opinião né? então digo que é um ótimo filme! 

Em um futuro não muito distante, os robôs se tornaram cópias perfeitas dos seres humanos: Além de serem fisicamente iguais, conseguem responder a dor reproduzir expressões faciais e simular sensações. Mas não satisfeito com tudo isso, um cientista se pergunta: e se um robô fosse capaz de amar? Seu primeiro teste foi Dave(Haley Joel Osment), um "menino" de 11 anos de idade, que é adotado por um casal abalado pela perda repentina de seu filho verdadeiro. No início Dave é apenas mais um robô com aparência humana, mas à medida que Monica, sua mãe adotiva, se apega a ele, ela resolve ativar os seus "circuitos do amor". A cena em que isso acontece é incrível... reparem nos olhos de Dave, começam com uma expressão fria, que se transforma em um olhar de uma criança olhando pra sua mãe... já vale um Oscar! À partir daí o filme muda de direção algumas vezes, mas sempre com Dave em busca do verdadeiro amor de sua mãe. Ele vai atrás até da Fada Azul (referência ao Pinóquio), acreditando que se encontrá-la ela vai transformá-lo num menino de verdade.

O filme ainda tem ótimos personagens secundários... Jude Law como o andróide gigolô, a mãe de Dave com o coração dividido, e até Todd, o urso de pelúcia que acompanha Dave em sua jornada. O desfecho da história é algo que poderia ser tratado à parte, mas não posso falar aqui... É uma ficção científica fantástica, que trata sobre a responsabilidade humana sobre suas criações. Pra mim é um filme que mostra situações que em breve poderemos estar vivendo em relação a clonagem de seres humanos... assistam com a mente aberta!

Ahhh, esqueci de um detalhe: a história é de Stanley Kubrick, que infelizmente morreu antes de conseguir realizar esse projeto com Spielberg. Talvez daí venha a desaprovação de tanta gente, que imagina como a história teria se desenvolvido nas mãos de seu criador...

Avatar pornô?


Está em processo de pós produção uma paródia erótica do hiper sucesso de James Cameron, Avatar. This Ain't Avatar XXX 3D como o nome já sugere, usará a tecnologia 3D, e de acordo com a produtora Hustler, vai ser o filme com tecnologia mais avançada do gênero...

Será que dá pra dizer que isso é criatividade?

21.6.10

The Last Airbender: Aang finalmente sorrindo!


Nesses últimos dias surgiu na tv americana um comercial que mostra o que muitos fãs de Avatar estavam sentindo falta. De todos os vídeos divulgados até agora, Aang sempre aparecia com ar triste, preocupado diferente dos desenhos, em que eles está quase sempre rindo de alguma coisa... nesse comercial Aang aparece brincando com o seu lêmure, e prestem atenção, dá pra ver ele sorrindo por uma fração de segundo.


Estou torcendo tanto para que esse filme não decepcione...

Minority Report - A Nova Lei (Minority Report - 2002)

Quando fui assistir esse filme no cinema, eu não fazia a mínima idéia sobre o que se tratava o roteiro. Era só um filme do Ton Cruise dirigido por Steven Spileberg, então seria no mínimo muito bom... Lembro de como foi ótimo me surpreender a cada reviravolta na trama, cada cena incrivelmente bem montada e Tom Cruise correndo tanto quanto em Missão Impossível. Hoje esse é um dos meus filmes favoritos do Spielberg, e só de lembrar dele pra escrever aqui, já me deu vontade de assistir de novo.

A história se passa no ano 2054, em Washington, cidade que tem uma taxa 0 em crimes de assassinato. Isso graças a divisão policial de Pré-Crime, que consegue prender os assassinos antes que eles cometam o homicídio. Pra isso os policiais contam com um enorme aparato tecnológico, mais a ajuda de três pré-cogs, seres humanos que têm a habilidade de "sonhar" com crimes violentos. Disso surge a inevitável discussão se é certo prender alguém que ainda não cometeu um crime, levantando dúvidas sobre a confiabilidade das previsões. Principalmente quando uma das visões dos pré-cogs mostra exatamente o policial John Anderton (Cruise) cometendo um assassinato! Não quero falar muito pra não estragar surpresas, é um filme que merece ser assistido sem que se conheça muito sobre a história. 

O trailer ficou tão ruim que nem vou colocar aqui... mas podem assistir o filme que eu garanto!

20.6.10

Fúria de Titãs (Clash of Titans - 2010)

Até agora, esse foi o filme que mais me decepcionou em 2010. Quando saiu o primeiro trailer, fiquei super empolgado com os efeitos especiais, Lian Neeson como Zeus, Sam "Jake Sully" Worthington sendo herói mais uma vez, Kraken mega super gigante... tudo prometia um filme incrível, talvez tão impressionante quanto o original foi em 1981. Que decepção ao sair do cinema... História mal desenvolvida, personagens superficiais, efeitos especiais medianos, Zeus com cara de Cavaleiros do Zodíaco, Kraken que não bota medo em ninguém, e Sam Worthington fazendo exatamente o mesmo papel que fez em Avatar. É aquele tipo de filme em que os personagens podem morrer um atrás do outro, que você nem sequer pensa "ah, que pena, ele morreu..."

Mas enfim, pra quem quiser assistir, o filme conta a histório de Perseu, o semi-deus que se volta contra os Deuses do Olimpo, que ameaçaram destruir a maior cidade grega caso o povo não volte a lhes oferecer suas preces e adorações. Pra cumprir sua tarefa, ele vai ter a ajuda de inúteis bravos companheiros, os Argonautas!

Robin Hood (Robin Hood - 2010)

Uma parceria entre o diretor Ridley Scot e o ator Russel Crowe já rendeu o ótimo filme Gladiador, de 2000. Agora os dois se uniram novamente para fazer um filme de uma história não tão épica quanto a de Maximus Decimus. 

Robin Hood, o cara que roubava dos ricos para dar para os pobres é um mito inglês nascido a séculos atrás, sem pretensões de ser realista ou plausível. Infelizmente, o roteiro do filme deixa essa característica de lado, tentando dar uma explicação para a origem do mito, mostrando Robin como um dos arqueiros do exército do Rei Inglês Ricardo, o famoso Coração de Leão. Mas nada deu certo... a história não consegue convencer e Crowe não tem nada a ver com o personagem, que originalmente é um cara "malandro" e bem humorado, mas nessa versão só consegue fazer cara de gladiador, mesmo quando está tentando brincar. O único momento que gostei no filme foram as sequências finais, colocando o exército inglês contra os franceses, em uma batalha que, apesar de não se encaixar de maneira alguma com o que conhecemos de Robin Hood, foi muito bem filmada. Algumas cenas até me deram saudade das incríveis batalhas de O Senhor dos Anéis... um dia desses vou assistir a trilogia pela 38° vez. Pra aumentar ainda mais a saudade, o filme também tem a participação de Cate Blanchett como interesse romântico do Robin.

18.6.10

Toy Story - Estréias da Semana

Essa semana chegam aos cinemas brasileiros dois filmes que estão deixando muita gente ansiosa: Toy Story 3 e Kick Ass: Quebrando Tudo. Infelizmente aqui na minha cidade só chegou Toy Story 3... mas não tem problema, é o que mais quero ver mesmo! Pra quem mora em Tubarão e região, a programação do Espaço Farol de Cinema para a semana de 18 a 24/6. Notem que também tem a estréia de Zona Verde, que segundo a crítica é tipo um Identidade Bourne no Iraque. Sou fã do Bourne, então também quero ver esse!

Sala 1
FÚRIA DE TITÃS (Clash of the Titans) – CÓPIA DUBLADA

Direção: Louis Leterrier - EUA/Reino Unido - 2010 – 106 min. – 14 anos
Gênero: Aventura
Elenco: Sam Worthington, Ralph Fiennes, Liam Neeson e Gemma Artenton
Horários: 14h30 – 16h40– 19h00 – 21h10

Sala 2
PRÍNCIPE DA PÉRSIA: AS AREIAS DO TEMPO (Prince of Persia: The Sands of Time) – CÓPIA DUBLADA

Direção: Mike Newell – EUA - 2010 – 120 min. - 12 anos
Gênero: Aventura
Elenco: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley e Alfred Molina
Horários: 14h – 16h20 – 19h – 21h20

Sala 3
TOY STORY 3 – CÓPIA DUBLADA

Direção: Lee Unkrich – EUA – 2010 – 113 min. - Livre
Gênero: Animação
Horários: 14h10 – 16h40 – 19h10 – 21h40



Sala 4
ZONA VERDE (Green Zone) – CÓPIA LEGENDADA

Direção: Paul Greengrass - França/ EUA/ Espanha/ Reino Unido
2010 – 117 min. 14 anos
Gênero: Drama
Elenco: Brendan Gleeson, Antoni Corone, Matt Damon, Jason Isaacs e Greg Kinnear
Horários: 14h30 – 16h50 – 19h20 – 21h40


17.6.10

Clip da Semana: Total Eclipse of the Heart

O clip dessa semana e um dos mais bizarros que já assisti: Total Eclipse of the Heart, da Bonnie Tyler. A música todos reconhecem já nas primeiras notas, mas acho que muita gente ainda não assistiu ao video. Nunca entendi direito a história... ela está apaixonada pelo cara que tem dois buracos que brilham no lugar dos olhos? O que a equipe de natação faz ali recebendo água na cara? Quem são os ninjas coreógrafos? E os esgrimistas? A mansão é um centro de treinamento olímpico? Ah não, futebol americano nao é esporte olímpico...

A música é muito boa, e o clip é absolutamente non sense: combinação perfeita!

Total Eclipse of the Heart - Bonnie Taylor - 1982

Smurfs no cinema... será que vai prestar?

Em 2011 teremos nos cinemas a adaptação live action do clássico desenho da década de 80: Smurfs! Calma, os pequeninos azuis serão em CG, mas a ação acontecerá no mundo real, no estilo do atual Alvin e os Esquilos. O primeiro teaser saiu essa semana, e as primeiras imagens me deixaram desconfiado. Vamos esperar pra ver como o projeto vai evoluir! Com quem vocês acham que o Papai Smurf ficou parecido?


9.6.10

Especial Dia dos Namorados


Pra quem está a fim de ver um filminho nessa semana do dia dos namorados, fiz uma pequena seleção de alguns títulos presentes aqui no site que podem ser assistidos juntinho com a namorada/namorado, esposa/marido, vizinha/vizinho, ou qualquer tipo de casal! Assinalei os que tem maior chance de agradar a ambos os sexos... Pra conferir o que achei de cada filme, basta clicar no título.

Noivas em Guerra (Agrada as mulheres!)


O Diário de Bridget Jones (Agrada as mulheres e alguns homens)


Kate e Leopold (Deve agradar o casal)


Simplesmente Amor (Talvez não agrade ninguém)


Nunca Fui Beijada (Grande chance de agradar o calsal)


A Proposta (Deve agradar o casal)

Nunca Fui Beijada (Never Been Kissed - 1999)

Comédias que se passam dentro de uma escola costumam me lembrar de Sessão da Tarde... por que será? Mas esse filme não assisti na Globo! Nunca fui beijada é uma comédia romântica com todos os elementos básicos do gênero, mas com algo mais... também consegue ser uma boa comédia! Talvez por culpa dos atores... Drew Berrymore fica muito bem interpretando a repórter que finge ser uma adolescente para poder voltar a frequentar a escola, e tentar escrever uma matéria que salve a sua fracassada carreira de jornalista. David Arquette também tem ótimas cenas como seu irmão, o cara descolado que ganha a simpatia de todo mundo, enquanto ela é a certinha que sempre foi ignorada (e que nunca foi beijada!).
O tema principal gira em torno de Josie, que mesmo sendo uma mulher independente e com uma carreira, volta a viver os mesmos dramas e insegurança da adolescência quando se vê novamente em sala de aula. Apesar de estar ali disfarçada e à trabalho, ela tenta aproveitar as coisas que não teve coragem de fazer quando era adolescente. É um filme bem leve, pra quem procura algo em torno de comédia e romance. Se estiver em busca de algo do gênero, vale a pena assistir!

8.6.10

Clip da Semana: Weapon of Choice

Vou começar um novo "quadro" aqui no Blog. Toda semana, vou escolher um Clip musical interessante, diferente, curioso, que tenha marcado época, ou simplesmente algum que eu goste, e irei compartilhar aqui com vocês. E o escolhido para essa estréia é um do Fatboy Slim, gravado em 2001. Tem como protagonista nada menos que Christopher Walken, dançando que nem um doido. Nos cinemas, o cara já foi o Diabo, interpretou o Arcanjo Gabriel e até o Cavaleiro sem Cabeça... é impagável assisti-lo nesse clip!

Fatboy Slim - Weapon of Choice - 2001

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince Of Persia: The Sands of Time - 2010)

Estava sem expectativa alguma quanto a esse filme, só fui no cinema porque é um filme Disney (geralmente sinônimo de qualidade) e porque parecia ter algumas cenas de ação iteressantes. Mas não é que o filme me surpreendeu! Não tem nada que seja digno de muita admiração, mas a história consegue prender a atenção por 2 horas, e garante uma boa diversão! Nunca joguei o game, então não posso fazer comparações com a mídia original, mas pelos comentários que li, parece que os fans não sabem o que dizer... alguns falam que é 100% fiel ao game, outros dizem que destruiram a história. Dos jogos, o único elemento que conheço é a tão falada movimentação do personagem, e me parece que isso foi bem adaptado para o cinema. Jake Gyllenhaall (Brokeback Mountain!) a princípio não tem cara de Príncipe da Pérsia, mas com o tempo nos acostumamos e ele acaba não fazendo feio. Tem também a Gemma Arterton, que estava muito mais bonita em Fúria de Titãs, mas também não consegue convencer como princesa... ou consegue? Bom, não importa. Pra curtir esse filme deixe um pouco de lado os critérios de qualidade em atuação, e aproveitem as belas imagens, cenários e sequências do namorado do Heath Leadger pulando de um lado pro outro. As cenas em que ele usa a adaga (não pensem besteira!) também ficaram ótimas. Vale a pena conferir no cinema!