16.10.10

Bryan Adams - Live At The Budokan - 2003

Já que escrevi sobre o U2 no post ali de baixo, não poderia deixar de escrever também sobre outra que também é uma das minhas favoritas, e que faz qualquer um entender a idéia de quem bons músicos não precisam de grandes produções para fazer um ótimo show. 

O DVD lançado em 2003 mostra uma apresentação no Japão no ano 2000, período em que a banda estava sem um baixista, fazendo Bryan assumir o baixo, Keith Scott ficou sozinho na guitarra e Mickey Curry continuou na bateria. E os três fizeram toda uma turnê assim... sem teclado, sem banda de apoio e sem playback, apenas três músicos mostrando o seu talento em versões com arranjos diferentes para os maiores sucessos da banda.

No dia 3 de março 2007, em Porto Alegre, Bryan fez pela primeira vez um show aqui no Brasil, e eu tive o grande privilégio de fazer parte da platéia. Foi um show brilhante, com o público o tempo todo cantando junto, músicas executadas perfeitamente, ótima qualidade de som, e com a banda tocando simplesmente todos os grandes sucessos da carreira. Após o show, surpreendendo a todos, Bryan atendeu aos fãs que ficaram esperando pela saída da banda nos fundos do Teatro do Sesi. Momento inesquecível, que me rendeu um ingresso autografado e a chance de trocar algumas palavras com Bryan Adams. Será que um dia eles voltam no Brasil?


Músicas do DVD:

How Do Ya Feel Tonight
Back To You
18 Til I Die
Can´t Stop This Thing We Started
Summer of ´69
It´s Only Love
I Do It For You
Getaway
Cuts Like A Knife
When You´re Gone
Have You Ever Really Loved A Woman?
Into The Fire
Remember
I´m Ready
Heaven
Blues Jam: If Ya Wanna Be Bad/ Ya Gotta Be Good/
The Only Thing That Looks Good On Me Is You
Cloud Number Nine
Somebody
Run To You
Please Forgive Me
The Best Of Me
Fits Ya Good - Faixa Bônus
O Don´t Wanna Live Forever - Faixa Bônus
Before The Nights Is Over - Faixa Bônus
Still Beautiful To Me - Faixa Bônus


U2 Go Home - Live From Slane Castle - 2003

Acredito que só percebemos a qualidade musical de uma banda através de suas apresentações ao vivo. Quantos artistas fazem um som super legal nas versões de estúdio, mas na hora de se apresentar no palco fica aquela impressão de que está faltando alguma coisa... É fazendo essa comparação entre estúdio/ao vivo, que considero U2 uma das melhores bandas da história, e arrisco dizer que é a melhor da atualidade. 

Esse show em Slane Castle, na Irlanda, marcou o final da Turnê Elevation, de 2001, e é um dos meus favoritos do U2. A set list é quase perfeita (tinha que ter Stay pra ser perfeita...), a produção é espetacular, a platéia se diverte o show inteiro, e um castelo mediaval ao fundo também sempre consegue deixar um espetáculo mais grandioso...

Mas não é toda essa atmosfera super produzida que faz os shows de U2  tão fatásticos, é a banda! Adam Clayton sempre empolgado com o seu baixo, Larry Mullen na bateria, The Edge fazendo solos de guitarra simples, mas mesmo assim incríveis, e Bono sempre cantando com emoção. Não importa o lugar, essa banda consegue fazer um grande espetáculo de qualquer maneira.

Until the end of the world:

12.10.10

Vida (Life -2009)

Incrível documentário produzido pela BBC, completamente gravado em alta definição durante 3 anos de filmagens nos 5 continentes. Infelizmente, assisti num DVD e em uma TV LCD que não é Full HD, logo, devo ter perdido a característica mais revolucionária da produção... :(

São 10 episódios, mostrando insetos, mamíferos,plantas, peixes, répteis e aves nos seus mais variados habitats, com suas estratégias inusitadas de sobrevivência, caça, defesa e conquista de um parceiro para acasalar. As imagens, mesmo sem alta definição, são incríveis. Cada episódio da versão em DVD trás um mini making-of que mostra como algumas filmagens foram realizadas. Em alguns lugares, foram necessárias semanas de espera para conseguir capturar a imagem perfeita. Sem dúvida é um trabalho que merece todos os elogios que vem recebendo. O último episódio, sobre primatas, foi o que mais me chamou a atenção... pra falar a verdade, nunca gostei muito de macacos, mas é impressionante como somos espécies semelhantes, e chega a ser assustador ver  como esses animais também usam ferramentas e estratégias elaboradas para sobreviver.

O Fantástico, da Rede Globo, está exibindo algumas cenas da série, mas o melhor é assistir essa produção na íntegra, aproveitando o desenrolar dos 50 minutos de cada um dos 10 episódios.

11.10.10

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender - 2010)

Desde que li a primeira notícia sobre esse filme, fiquei torcendo para que ele fosse um sucesso. Além de gostar do desenho da Nickelodeon, ainda acredito no talento do diretor M. Night Shyamalan, e se ele conseguisse fazer um bom filme a partir de uma história adaptada, seria a sua volta por cima. Pena que a obra acabou não rendendo tudo o que poderia ser... Não é que o filme seja ruim, mas ficou faltando alguma coisa. A história começa rápido demais, mal temos tempo de conhecer os personagens, e eles já estão despejando frases dramáticas e querendo arriscar suas vidas por algo que acabou de acontecer. Isso é um problema enorme em filmes de fantasia... quando a motivação dos personagens não consegue inspirar sentimentos verdadeiros, fica difícil entrar na história.

Quem nunca assistiu ao desenho provavelmente não vai ver muita graça na primeira metade do filme, mas mesmo assim pode se encantar com a beleza dos cenários e paisagens dos reinos da Água, Terra e Ar, assim como as dobras dos elementos (que na dublagem foi traduzida para "controle dos elementos"!). A cena final, apesar de grandiosa, ficou estranha... não é convincente ver milhares de soldados lutando sem derramar uma gota de sangue, mas tudo bem, ver Aang dobrando o mar já valeu por toda a batalha. E esse ator que interpretou Aang... o menino é bom, mas não encontrou o Espírito do Avatar...

Agora é torcer para que os próximos livros sejam melhor adaptados, pois a história tem potencial para se tornar um grande sucesso também nos cinemas.

Os Simpsons - abertura polêmica

Não entendi quais foram as intenções da Fox ao liberar essa abertura que foi ao ar no episódio de ontem (dia 10/10). Ela foi criada pelo famoso artista britânico Banksy (quem???), e mostra trabalhadores orientais em condições de quase escravidão, fazendo o trabalho de animação da série, produzindo DVDs, camisetas e bonecos dos personagens. Se quiseram satirizar as recentes acusações de exploração de mão de obra na Coréia do Sul, acho que erraram na mão... 

Assistam:

Clip da Semana: The Cardigans - My Favourite Game

The Cardigans é uma banda da Suécia que surgiu em 1992 e continua na ativa até hoje, mas nunca teve muito sucesso, apesar da boa qualidade dos seus músicos. Talvez a música My Favourite Game, de 1998, tenha sido o maior sucesso da banda, já que é o tema de abertura do super game de corrida Gran Turismo 2 (que saudade!). Vale a pena conferir o clip, com os acidentes de carro muito bem coreografados, e pra quem era fã de Gran Turismo, com certeza vai ficar com vontade de jogar de novo!

My Favourite Game - The Cardigans - 1998


Pra quem tem saudade do game de 1999:

10.10.10

Que filme é esse? - 05

Pra descobrir, vai ter que puxar lá no fundo da memória!





Um grande clássico!
Quem souber de que filme é essa cena, pode escrever nos comentários!

Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street - Money Never Sleeps - 2010)

Wall Street é um clássico de 1987, que nunca assisti... mas vou adicionar na lista de filmes que preciso ver! Essa sequência, que saiu mais de 20 anos depois do original, continua com Michael Douglas com um dos papéis principais, saindo da prisão depois de cumprir 8 anos de pena por crimes como fraude, especulação e lavagem de dinheiro. Ele volta a ativa bem na época da grande crise imobiliária dos EUA, e utiliza todas as suas artimanhas para ganhar um novo pupilo, Jake Moore (Shia LaBeouf, mais uma vez muito bem!), o namorado de sua filha, com a qual ele não conversa desde que foi preso. A trama entre os personagens é bem construída, mas o que mais me chamou a atenção no filme foram as cenas que mostram como as coisas "funcionam" no mercado financeiro... incrível como um boato consegue desencadear uma crise capaz de fazer uma grande empresa ir a falência. Toda a dinâmica desse mundo, e as tentações que o dinheiro é capaz de provocar, ficaram muito bem retratadas no filme. Um outro destaque é a fotografia, que consegue mostra Nova York de forma magnífica e por alguns ângulos que nunca tinha visto em nenhuma outra produção. 

Agora vou alugar o original para poder fazer uma comparação!

Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist - 1982)

Steven Spielberg estava em sua melhor fase quando escreveu o roteiro para esse filme. Fica difícil defini-lo em apenas um gênero... é um filme de terror, suspense, ação e comédia, que até hoje ainda tem alguns de seus elementos copiados. 

Uma típica família norte-americana começa a vivenciar fenômenos estranhos em sua casa: cadeiras que se mexem sozinhas, luzes, tremores e a sua filha mais nova, Carol Anne, conversando com a TV. Mas nada disso causa preocupação, até que um dia, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece de seu quarto... A partir daí os fenômenos começam a ficar mais intensos, colocando em risco toda a família. Uma equipe de especialistas em paranormalidade começa a investigar o caso, e tem como desafio trazer de volta a pequena Carol, presa em uma dimensão entre o mundo dos vivos e dos mortos. 

Algumas cenas são antológicas... a árvore tentando matar Robbie, os brinquedos voando no quarto de Carol, o rosto em decomposição de um dos membros da equipe, Diane sendo arrastada pelas paredes por uma força invisível... um filme que marcou a sua época, e que continua intrigando com a sua "maldição" que supostamente matou cinco atores que participaram do original e suas duas sequências... Será?

Rebobine Por Favor (Be Kind Rewind - 2008)

Suecar é uma palavra que se popularizou graças ao YouTube, e consiste na arte de recriar cenas de filmes famosos, de uma maneira simples, amadora ou até cômica. Boa parte de Rebobine Por Favor é basicamete isso... uma suecagem de vários filmes antigos. Então, para ver alguma graça nesse filme, já fiquem avisados: é preciso ter assistidos clássicos como Robocop, Os Caça Fantasmas ou A Hora do Rush. 

Mike e Jerry (Mos Def e Jack Black) estão cuidando temporariamente de uma velha locadora, que já está com seus dias contados devido as dívidas e falta de estrutura do local. A situação piora quando, após um acidente eletromagnético, todas as fitas VHS são desgravadas. Para evitar que os poucos clientes restantes abandonem de vez a locadora, Mike e Jerry começam a fazer suas próprias versões de alguns filmes, da maneira mais tosca possível, com direito a Robocop com armadura de papelão e King Kong de fucinheira. O filme ficou aquém do que eu esperava, com poucas cenas realmente engraçadas, e algumas piadas sem graça (normal, vindo do Jack Black...), mas mesmo assim ganha uma nota 7, pela criatividade com que os títulos foram refilmados.

Uma curiosidade: o diretor Michel Gondry não permitiu que ninguém da equipe assistisse novamente aos filmes que foram suecados, o que fez com que algumas cenas ficassem ainda mais bizarras!

Awake - A Vida Por Um Fio (Awake - 2007)

Certo dia vi a propaganda desse filme em algum canal da TV, e fiquei curioso para assistir. A idéia era instigante... o cara vai para a mesa de cirurgia fazer um transplante de coração, mas algum problema durante anestesia faz com que ele permaneça consciente durante toda a cirurgia, apesar de ficar completamente imóvel e sem conseguir gritar: "ainda estou sentindo meu corpo!!". Mesmo com essa boa premissa, o filme surpreende de outra forma, com um ar metafórico em algumas cenas, e desenvolvendo uma conspiração que pra mim foi completamente inesperada (talvez porque eu não sabia nada do filme...). 

O casal principal é formado por dois atores de talento duvidoso: Hayden Christensen e Jessica Alba, mas até que os dois se saíram bem nesse filme, tirando as cenas de romance, quando Hayden parece ter voltado ao seu papel de Anakyn Skiwalker e a qualquer momento vai sacar um lightsaber. As cenas de cirurgia são cheias de detalhes, que vão desde a incisão até o coração sendo tirado do corpo... quando forem assistir, melhor não estar comendo!

5.10.10

Fora de Controle (Changing Lanes - 2002)

Sou fã do Samuel L. Jackson, e também semprei gostei de filmes com o Ben Affleck, apesar de muitos criticarem seu talento como ator. Em Fora de Controle, Ben interpreta Gavin Benek, um advogado de sucesso que está a caminho do julgamento mais importante de sua carreira, mas a pressa acaba fazendo ele se envolver em um acidente de carro com Doyle Gipson (Samuel). Ao entregar um cheque para o motorista menos afortunado, Gavin sem perceber entregando  a pasta que continha a prova mais importante de seu caso. Mas ele não é o único prejudicado com o acidente... Do outro lado, o Sr. Gipson estava tentando chegar a tempo para a audiência que definirá a guarda dos seus filhos, mas esse acidente, e a recusa de Gavin em lhe dar uma carona, acabam provocando o pior dia de sua vida. Quando Gipson percebe que tem em suas mãos um documento valioso, se inicia uma série de chantagens e tentativas de vingança de ambos os lados.

O filme não é nenhuma obra prima, mas os devaneios do advogado Gavin sobre as questões éticas do mundo em que vive até que são interessantes. Em uma das cenas, sua própria esposa lhe fala: "Se você quer mesmo fazer parte dessa companhia, vai ter que aprender a roubar..." Será que vale a pena? 

Uma curiosidade... sempre achei a capa do DVD desse filme muito parecida com a capa de A Soma de Todos os Medos!