11.10.10

O Último Mestre do Ar (The Last Airbender - 2010)

Desde que li a primeira notícia sobre esse filme, fiquei torcendo para que ele fosse um sucesso. Além de gostar do desenho da Nickelodeon, ainda acredito no talento do diretor M. Night Shyamalan, e se ele conseguisse fazer um bom filme a partir de uma história adaptada, seria a sua volta por cima. Pena que a obra acabou não rendendo tudo o que poderia ser... Não é que o filme seja ruim, mas ficou faltando alguma coisa. A história começa rápido demais, mal temos tempo de conhecer os personagens, e eles já estão despejando frases dramáticas e querendo arriscar suas vidas por algo que acabou de acontecer. Isso é um problema enorme em filmes de fantasia... quando a motivação dos personagens não consegue inspirar sentimentos verdadeiros, fica difícil entrar na história.

Quem nunca assistiu ao desenho provavelmente não vai ver muita graça na primeira metade do filme, mas mesmo assim pode se encantar com a beleza dos cenários e paisagens dos reinos da Água, Terra e Ar, assim como as dobras dos elementos (que na dublagem foi traduzida para "controle dos elementos"!). A cena final, apesar de grandiosa, ficou estranha... não é convincente ver milhares de soldados lutando sem derramar uma gota de sangue, mas tudo bem, ver Aang dobrando o mar já valeu por toda a batalha. E esse ator que interpretou Aang... o menino é bom, mas não encontrou o Espírito do Avatar...

Agora é torcer para que os próximos livros sejam melhor adaptados, pois a história tem potencial para se tornar um grande sucesso também nos cinemas.

Nenhum comentário: