26.2.11

Cisne Negro (Black Swan - 2010)

Gostei de todos os filmes do Darren Aronofsky que já assisti, mas estava sem nenhuma animação pra assistir Cisne Negro... Tudo bem, a história de uma dançarina de balé até pode render um bom drama, mas o que teria de tão fantástico para se equiparar a filmes como A Fonte da Vida ou Pi? Mesmo assim, fui conferir no cinema... e me surpreendi! O filme é fantástico!

Natalie Portman (merece ganhar o Oscar esse ano...) é Nina, uma bailarina de técnica irretocável, mas que pode perder o papel principal na grande apresentação de O Lago dos Cisnes, por não conseguir dançar com "paixão". Quando o diretor lhe diz que ela é perfeita para interpretar o Cisne Branco (a irmã ingênua e submissa, tudo a ver com a sua personalidade), mas incapaz de representar o Cisne Negro (a irmã má), Nina mergulha em uma obsessão que muda por completo a sua personalidade.

As cenas de "delírio" são muito bem construídas, criando uma tensão que cresce junto com a aproximação do Gran Finale da apresentação. Não sei se foi por causa da música de Tchaicovsky, tocando a todo volume no potente sistema de som do cinema, mas toda a seqüência final do filme me surpreendeu pela qualidade. Ótimas atuações, ótimas cenas, ótima coreografia, metáforas visuais... e isso tudo em um filme de baixo orçamento. Prova de que uma boa história (e bem dirigida) sempre será suficiente para fazer filmes memoráveis.


Nenhum comentário: