13.3.11

O Poderoso Chefão - Parte I (The Godfather - 1972)

Faz pouco tempo que assisti ao primeiro filme da trilogia de O Poderoso Chefão. Como todo apreciador de cinema, desde que me entendo por gente conheço a história de que este é um dos melhores filmes já feitos em Hollywood, logo, minha expectativa sobre a qualidade do filme sempre foi alta... E realmente, ele é ótimo!

Don Vito Corleone é o chefe de uma família da máfia italiana em New York, e vê seu império entrar em perigo com a chegada dos traficantes de drogas. Ao se recusar a entrar nesse ramo, surgem vários inimigos e conflitos internos, resultando na queda de sua influência e obrigando seu filho, Michael Corleone, a assumir os negócios da família com uma drástica mudança de rumo. A trama se desenrola num ritmo lento e bastante complexo, com vários personagens, o que deve desagradar um pouco a quem está acostumado com a correria e reviravoltas da maioria dos filmes de hoje. Dá pra dizer que 90% do tempo do filme (que tem quase três horas...) são apenas diálogos entre pessoas comportadamente sentadas. Não espere por muitos tiroteios, mortes e perseguições de carro... a ação nesse filme é bastante burocrática!

A primeira cena é fantástica, com apenas um lento zoom out da câmera, vamos sendo apresentados a alguns membros da família Corleone, enquanto um dos "afilhados" faz um pedido de vingança ao Don. Sem trilha sonora e com ambientação escura, esses minutos são tensos. Outra cena bem marcante é o "recado" dado ao diretor de Hollywood... os caras sabem como meter medo nas pessoas! A música de Nino Rota também é clássica, e todo fã de Guns n' Roses conhece as notas no solo de guitarra de Slash naquele show no Japão...

Dá pra escrever tanta coisa sobre essa obra, mas a proposta aqui do Blog é dar uma opinião simples sobre os filmes (basicamente dizer se gostei ou não hehe), então apenas fica a dica: é um filme indispensável para qualquer um que goste de cinema. E quando assistir, preste atenção na ótima (apesar de lenta) narrativa que Francis Ford Copolla colocou no seu primeiro e mais famoso filme.

Nenhum comentário: