3.4.11

Jornada nas Estrelas - O Filme (Star Trek - The Movie - 1979)

Sou fã de Jornada nas Estrelas desde muito tempo atrás... Foi a primeira série que despertou minha curiosidade, e pelo que me lembro, o primeiro contato com a ficção científica na TV. A série merece um post exclusivo aqui no Blog, então hoje só vou falar do filme. Estava em casa nessa tarde de domingo sem nada pra fazer, ligo a tv e o que está passando? Jornada nas Estrelas! Esse filme de 1979 foi a primeira experiência da tripulação da USS Enterprise nos cinemas, com uma ótima história e efeitos especiais, digamos, razoáveis para a época... Diferente de Guerra nas Estrelas, que estreou dois anos antes, Jornada nas Estrelas nunca teve grandes cenas de ação, concentrado-se mais na perspectiva filosófica de "explorar o desconhecido". 

Nesse filme, Capitão Kirk e sua equipe encontram uma nave gigantesca, que captura a Enterprise e misteriosamente segue o caminho em direção ao planeta Terra. Com o desenrolar da história, vamos recebendo pistas do que é a V'Ger, levando para um final cheio de metáforas sobre a vida, o conhecimento, Deus, Universo, e a capacidade humana de evoluir além da lógica... Só mesmo Star Trek pra conseguir fazer tudo isso num filme só! Destaque para a longa cena em que a nave está entrando no campo de energia de V'Ger, onde se passam vários minutos mostrando apenas uma tela colorida e o rosto de todos que estão na ponte... novamente, só Star Trek consegue fazer isso sem fazer com que o espectador queira sair correndo! Até hoje ainda é incrível o carisma da tripulação, com seus integrantes extremamente globalizados... Spock, McCoy, Sulu, Uhura, Checov e Scott dão um show,e Kirk com suas frases de efeito é inigualável. Agora fiquei com vontade de alugar os outros filmes da série!

Um comentário:

Unknown disse...

tb gosto de Star Trek, mas na minha opinião, o melhor filme é o segundo, como vc mesmo disse, acho o primeiro muito filosofico.
Vlw