7.8.11

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II (Harry Potter and the Deathly Hollows, Part II - 2011)

Tchau Harry!
É isso aí, acabou a franquia Harry Potter nos cinemas! E teve um final digno ao grande sucesso que fez ao longo desses dez anos que se passaram, desde o lançamento de A Pedra Filosofal em 2001 (poxa, faz tempo hein?). O filme não é perfeito, mas tudo bem, os outros também não foram. E também não foi o melhor da série, mas só porque o seu antecessor foi muito bom, e seria muito difícil emplacar no episódio final o mesmo clima sombrio e tenso que teve durante todo o desenrolar da primeira parte de As Relíquias da Morte. 

Pra quem não leu meus outros posts sobre Harry Potter, vou escrever mais uma vez: nunca fui fã da série e nunca li os livrps, mas ao assistir no cinema o final da saga, lembrei de quando fui assistir a O Retorno do Rei, em 2003, e de toda a emoção de estar vendo na telona o desfecho de uma das minhas histórias favoritas. É algo memorável, e tenho certeza que os fãs de Harry sentiram o mesmo esse ano, assistindo ao confronto final entre Potter e Valdemort. E que atuação de Ralpf Fiennes! O cara conseguiu dar até uma certa credibilidade a um personagem que luta com uma varinha! Aliás, desde o início o ponto mais frágil desses filmes sempre foi a varinha... afinal, à princípio é ridículo ver dois marmanjos se degladiando com suas varinhas mágicas que soltam poderes que lembram até Dragon Ball... por isso que tiro o chapéu para os diretores que enfrentaram esse grande desafio, e conseguiram criar boas cenas de batalha nessa situação tão difícil. 

Esse pra mim não tinha pé nem cabeça... surpreendeu!
O filme é muito bom, a produção é fantástica, os atores se superaram, a história revela algumas surpresas, e o final é exatamente do jeito que tinha que ser, já que não dá pra esquecer de que tudo isso começou com uma história que era basicamente voltada para o público infantil. Harry Potter sai das telonas em grande estilo, e agora só nos resta esperar aparecer uma outra franquia de fantasia tão grandiosa para preencher esse estilo de cinema que teve seu renascimento com O Senhor dos Anéis... Acho que não vai ser fácil, já que os projetos de filmar A Torre Negra voltaram pra estaca zero!

E você que é fã, o que achou do filme? Escreva nos comentários!

Desconhecido (Unknown - 2011)

Liam ainda tá em forma, com 59 anos!
Quando vi o trailer desse filme fiquei super curioso... filmes de perda de identidade sempre me chamaram a atenção! Ainda mais que esse é com Liam Neeson, ótimo ator, mas que não costuma aparecer como personagem principal em muitos filmes de sucesso... Aqui ele interpreta um cientista que está prestes a expor os resultados de suas pesquisas, que apontam para um novo tipo de cultura em lavouras, capaz de acabar com a fome mundial. Após um acidente de carro, ele acorda em um hospital de Berlin, mas descobre que outra pessoa está vivendo em seu lugar, e até mesmo sua própria esposa parece ter esquecido de quem ele era...

Tudo bem, não é nenhuma história inédita, mas esse tipo de trama, quando bem desenvolvida, pode ter um ótimo resultado (Bourne!), mas parece que faltou alguma coisa nesse filme. Talvez tenha sido o final, pouco surpreendente e que explicou fácil demais as situações... também pode ter sido a direção de Collet-Serra (?) falhando em criar momentos de maior tensão... Mas apesar dos seus defeitos, na média final foi um bom filme. O espião que aparece pra ajudar no meio da história é um ótimo personagem, algumas das cenas foram gravadas nos belos pontos turísticos da capital alemã, e teve até uma boa cena de perseguição de carro, que não pode faltar nesse tipo de filme! Vale como um bom passatempo, só não espere que reste algo a discutir sobre o filme depois que ele termina, (o que às vezes é a melhor parte)...