8.2.10

Bastardos Inglórios (Inglorious Bastards - 2009)


Continuando com nossa série de indicados ao Oscar 2010!

Primeiramente, vamos verificar a existência das características tarantinescas em Bastardos Inglórios:


Cenas de violência - ok

Diálogos que não acrescentam nada à trama do filme - ok

Personagens caricatos - ok

Referências pop - ok


Nenhum dos pressupostos foi violado, então quem é fã de Quentin Tarantino já tem uma grande probabilidade de gostar...


O filme nos conta duas histórias diferentes, que acontecem no período da ocupação alemã na França durante a Segunda Guerra Mundial, mas que tem o seu desfecho no mesmo lugar: Um cinema de médio porte em Paris, onde será realizada a premier de mais um dos filmes de "propaganda" nazista, contando com a presença dos grandes chefões do Terceiro Reich, inclusive o próprio Hitler!

De um lado temos Shosanna, uma mulher que viu sua família ser cruelmente assassinada pelos nazistas durante o extermínio dos judeus, e que tem em suas mãos a possibilidade de vingança, pois o lançamento do filme nazista acontecerá exatamente em seu cinema. Do outro lado temos o grupo conhecido como Bastardos Inglórios, um tipo de milícia que tem como principal objetivo matar o maior número possível de nazistas (e também da forma mais cruel...). Seu líder é Aldo Raine (Brad Pitt), que fica muito feliz em saber que os alemães vão se reunir em peso em um local fechado e de baixa segurança, e também vai executar um plano para matar todos os nazis enquanto estiverem no cinema.

A história é bem interessante, mas se desenrola lentamente, chegando a ficar cansativa em alguns momentos, e as personagens dos dois arcos da trama jamais se encontram, o que pode causar alguma estranheza para aqueles que gostam de um cinema mais "explicadinho". Os personagens são ótimos, do vilão ao mocinho (peraí, não tem mocinho nesse filme!), com Brad Pitt fazendo um papel bem diferente do que estamos acostumados a ver, em mais uma ótima atuação. Cristoph Waltz dá um show a parte como o coronel nazista Hans Landa, e acho que merece um oscar por melhor ator coadjuvante... Até Mike Myers faz uma ponta no filme, como um general britânico que elabora o plano para matar Hitler! Pena que alguns outros bons personagens acabam não tendo muito espaço na história, já que as cenas de 47 minutos de diálogos acabam tomando muito tempo...

Enfim, Bastardos Inglórios é um bom filme? Sim! É um filme pra se ver mais de uma vez? Bom... eu não vou ver de novo...

Nenhum comentário: