6.2.10

Distrito 9 (District 9 - 2009)


Mais um indicado ao Oscar 2010!

Em um futuro não muito distante, uma nave alienígena avariada se vê forçada a "aterrisar" no planeta Terra. Incapazes de fazer sua nave funcionar novamente, os aliens são obrigados a viver entre os humanos, mais precisamente em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, exatamente onde a nave mãe está estacionada. Por sorte, os aliens não são hostis, fazendo com que a convivência com os humanos ocorra tranquilamente, com respeito mútuo e troca de conhecimentos, certo? Não! Os humanos, cheios de preconceitos, ganância e ignorantes como sempre, isolam os camarões (apelido carinhoso dos aliens) em uma área restrita, que logo se torna uma favela. O relacionamento entre as duas espécies se desgasta ao longo de 20 anos, e os moradores de Joanesburgo exigem que os camarões sejam realocados em um lugar distante da cidade. Assim, a MNU - União Multinacional - elabora um plano para transferir os aliens para um assentamento contruído no meio do nada.

O filme começa com um tom de documentário, mostrando depoimentos de pessoas comuns e de profissionais que estudam a espécie e tecnologia extra terrestre. A entrega do comunicado de despejo também é filmada ao estilo "COPS", tentando passar mais realidade ao filme. Pra mim essa parte não funcionou muito bem, e o filme só começou a ficar realmente interessante depois da primeira metade. A história toma um rumo meio que inesperado, então não vou contar muita coisa aqui para não estragar surpresas... Ah, Gostei do nome do Alien principal... Cristopher! Será que se a nave mãe tivesse estacionado aqui no Brasil o nome dele seria José?

A história de Distrito 9 é baseada em um curta metragem, Alive in Joberg, do mesmo diretor do filme, Neill Blomkamp.

Li algumas críticas de pessoas que não gostaram do filme pelo fato de a história apresentar muitos clichês, mas essas mesmas pessoas dizem ter adorado Avatar, então não entendi direito o que querem dizer com clichê...

Nenhum comentário: