Até a algumas décadas atrás, o governo australiano não admitia a miscigenação entre pessoas brancas e os habitantes nativos da região, os aborígenes. As crianças nascidas desse tipo de relação eram "reinvidicadas" pelo governo, e ficavam em locais isolados do país, sendo catequizadas e retiradas de sua suposta posição primitiva. Se essas crianças conseguissem se encaixar no novo modelo imposto pelos colonizadores, seriam dadas a famílias brancas, que assumem a responsabilidade sobre sua criação e proteção.
O filme Geração Roubada conta a história de três crianças que decidiram fugir de um desses locais de segregação, e percorreram milhares de quilômetros tentando reencontrar suas famílias, enquanto toda uma força policial se mobilizava para capturá-las novamente. Assisti a esse filme meio que sem querer, minha namorada estava zapeando entre os canais e acabou parando no que estava passando essa história diferente. E o filme surpreende! Pela ótima produção e atuações, e também por ser uma história triste, sobre um tipo de limpeza étnica que aconteceu livremente até a década de 70, e que poucas pessoas conhecem. É um dos filmes australianos mais assistidos, acho que só deve perder para Mad Max e Crocodilo Dundee!
Confesso que eu também nunca tinha ouvido falar nessas "Gerações perdidas", termo pelo qual essas crianças ficaram conhecidas, e assim que o filme terminou fui pesquisar a respeito... Achei um artigo muito interessante nesse site, vale a pena ler e conhecer um pouco mais dos absurdos que o ser humano tem feito ao longo dos anos.