28.8.10

Crepúsculo não vai mais acontecer no Rio de Janeiro?

A produtora da Saga Crepúsculo, Summit Entertainment, está desistindo de filmar a lua de mel de Edward e Bella no Rio de Janeiro. No último livro da série, os dois comemoram o casamento em uma ilha no litoral da Cidade Maravilhosa, e já estava quase tudo certo para as filmagens acontecerem aqui no Brasil. Infelizmente, o recente tiroteio no Hotel Intercontinental, que aterrorizou vários turistas, fez o pessoal mudar de idéia. É muito arriscado expor os atores e toda a equipe à essa violência absurda.

Mas o que me surpreendeu mesmo não foi a notícia, mas sim a reação das pessoas. Quando o Stallone fez uma brincadeira sobre o Brasil, uma multidão de "patriotas" se manifestou ofendida, querendo boicotar o filme do cara... agora se acontece uma tragéda como essa de São Conrado, com destaque na mídia internacional, evidenciando para o mundo a violência e desigualdade social no nosso país, só se lê comentários do tipo "que bom, assim aqueles vampiros afrescalhados não vem pra cá" ou "fique longe do Brasil vampiro fake". E a imagem do nosso país, como fica? Fazer uma piada sobre o país não pode, mas o mundo ver que aqui quem manda são os bandidos, tudo bem? Brasil: terra de hipócritas!

Que filme é esse? Ed. 03

Grande Jack Nicholson!

Lunar (Moon - 2009)

Sempre imaginei como deve se sentir um astronauta, vendo a Terra lá do alto, sabendo que existem milhões de quilômetros o separando de todos os seus amigos, família, casa. Como será ter certeza de que se qualquer coisa der errado, você não vai ter pra onde correr? Não é a toa que os caras que vão pra lá passam anos se preparando!

Lunar consegue passar muito bem essas sensações. Sam Bell é funcionário da empresa Lunar, resonsável pela mineração de Hélio 3 na superfície da Lua, gás que no futuro tornou-se a principal matriz energética da humanidade. Sam vive sozinho, supervisionando o trabalho das máquinas de mineração, e contando os últimos dias para encerrar o seu contrato de três anos, quando ele finalmente poderá voltar para a Terra e rever sua esposa e filha. Mas tudo muda após um acidente, e Sam começa a desconfiar que existe algo de errado com o seu trabalho, ou talvez com ele mesmo... Sua única companhia na estação lunar, o simpático sistema operacional Gerty (voz do Kevin Spacey!) , só faz aumentar suas supeitas sobre uma conspiração. Uma ótima ficção científica com potencial pra se tornar um dos cults da década passada. O ator Sam Rockwell dá um show, interpretando sozinho na maior parte do filme. Adorei a cena em que ele está dirigindo o veículo lunar, inconformado com a sua solidão, a câmera vai mudando de ângulo e lá longe mostra o planeta Terra. Desesperador! Uma pena o filme nem ter passado nos cinemas brasileiros, ficando quase sem nenhuma divulgação por aqui. Mas é indicação certa pra quem gosta do gênero!

Ahh, sabiam que o filho do David Bowie é diretor de cinema? Pois é, o nome dele é Duncan Jones, e esse foi o primeiro longa metragem que ele dirigiu. Tem futuro!


27.8.10

Missão: Impossível. Mais um Reboot?

Parece que o próximo filme do agente Ethan Hunt pode não contar com Tom Cruise no papel principal. Na verdade, pode nem contar com Cruise... A produção, que deve começar a ser filmada em 2011, tem tudo pra ser uma nova origem para a série. É uma pena... M:I 3 foi espetacular! Brad Bird, que vai dirigir o recomeço da franquia, vai ter que trabalhar muito pra manter a qualidade. O cara tem bastante experiência com desenhos, e dirigiu Os Incríveis e o ótimo Gigante de Ferro. Mais um rebbot pra gente torcer pra dar certo...

26.8.10

Todo Mundo em Pânico 3 (Scary Movie 3 - 2003)

Os dois primeiros capítulos dessa franquia não são o tipo de comédia que eu gosto, mas a escolha de David Zucker para dirigir o terceiro filme deu um rumo diferente para a série de paródias de maior sucesso do cinema. E o resultado foi ótimo! A reconstrução das cenas de filmes como O Chamado, Sinais e 8 Mille são incríveis, e todos no elenco tem o ritmo certo para o filme. Charlie Sheen é um caso a parte... pra mim, suas cenas são as melhores. A cara que ele faz quando descobre que perderá sua casa se em 60 dias não conseguir pagar a hipoteca de U$ 1,50 é digna de Oscar! Leslie Nielsen, um dos caras mais engraçados do cinema, também foi um ótimo acréscimo ao elenco.

A história do filme é absurda (claro!): Alienígenas interceptam uma transmissão do video da Samara, e  para evitar morrer dentro de sete dias, eles vem para Terra tentar solucionar o mistério da garotinha. Ao mesmo tempo, uma repórter investiga a origem do video, que lhe leva a conhecer um padre que perdeu a fé e um branquelo que quer ser rapper. Nessa bagunça, conseguem encaixar até referências à Matrix. 

Lembra dos filmes Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, e Corra que a Polícia vem Aí? David Zucker é o diretor! Ótima comédia pra quem gosta de paródias e humor non-sense!

My Jesus!!

25.8.10

Wall-E (Wall-E - 2008)

Hoje em dia é cada vez mais raro assistirmos filmes com histórias originais. É só "remake", "reboot", ou adaptações de outras mídias... Sempre que surge um roteiro realmente original, já fico curioso para assisistir. Então, o que dizer de Wall-E? 

Em um futuro distante, o excesso de poluição forçou a raça humana a abandonar a Terra. Ficaram por aqui diversas máquinas responsáveis por "limpar" o planeta, mas após vários séculos, apenas um continuou funcionando. O pequeno robô segue dia após dia com a sua tarefa, até que surge Eva, uma robô enviada para rastrear sinais de que a vida vegetal está ressurgindo. A partir daí, assistimos um dos romances mais ingênuos da história do cinema, com cenas encantadoras e praticamente sem diálogo algum. Os personagens são tão simpáticos, e a história é contada de uma maneira tão natural, que me faz sempre querer ver de novo... O final ainda nos deixa uma super lição de moral, nessa época em que se fala tanto sobre preservação do meio ambiente, mas ninguém se dispões a mudar seus hábitos em prol da natureza. Da última vez que assisti, tive uma surpresa que até então nunca havia percebido: a apresentação dos créditos finais é quase um outro curta-metragem! assistam até o final, vale a pena!

Filme incrível, ótima história, personagens, imagens, trilha sonora... como que esse pessoal da Pixar consegue fazer um robô, com pouquíssimas expressões faciais, transmitir tantos sentimentos? É arte da melhor qualidade, se você nunca assistiu, assista!

21.8.10

A Torre Negra (The Dark Tower)

Stephen King é um dos maiores escritores de nosso tempo, escrevendo tantas histórias clássicas que já foram adaptadas para o cinema, e que muita gente nem sabe que é ele o autor. Exemplos? Carrie - a Estranha, Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre, Louca Obsessão, O Iluminado... Mas uma outra hora a gente fala sobre esses filmes!

A Torre Negra é a maior de todas as histórias de King. A série de sete livros começou em 1982 com a publicação de O Pistoleiro, livro que nos apresenta Roland de Gilead, o último dos Pistoleiros de um mundo que "seguiu adiante", com muitos traços que lembram as histórias de western. Em 1987 foi publidado A Escolha dos Três, segunda parte do romance, introduzindo novos personagens: Eddie, Jake e Susannah (se contar as duas personalidades dela, tem também a Detta Walker). É aí que a história começou a mostrar o potencial para se tornar uma incrível história de fantasia, suspense, terror e ficção. Cada personagem vive em uma época diferente de Nova York, e tem suas vidas afetadas por Roland, que de forma inesperada consegue contato com o nosso mundo.

A busca de Roland pela Torre Negra, onde ele acredita que encontrará respostas sobre o que aconteceu com seu mundo e sua vida, vai se tornando cada vez mais intrigante, ao mesmo tempo em que são reveladas diversas semelhanças entre o Mundo Médio e nossa realidade. Construções, palavras e músicas (prucure no YouTube a música Velcro Fly do ZZ Top, e leia os comentários sobre os tambores da morte!) dão a entender que os mundos talvez sejam os mesmos... mas então o que aconteceu para as realidades serem tão diferentes?

Ao todo, são sete livros publicados entre 1982 e 2007. Muitos acreditaram que King não conseguiria terminar a história, e até temiam que o escritor morresse antes disso. Ainda estou lendo o Volume 3 - As Terras Devastadas, então não sei o que está por vir... mas tenho certeza que valerá a pena ler as mais de 4000 páginas da obra, e viajar por esse mundo fantástico e sombrio criado pelo mestre dos contos de horror!

Atualmente estão estudando as possibilidades de adaptar a obra para os cinemas. Será um trabalho tão difícil (ou até mais) quanto foi adaptar Senhor dos Anéis, e as chances de dar tudo errado são enormes. J. J. Abrams estava cotado para adaptar a história, o que me deixou empolgado, já que esse negócio de realidades paralelas já foi bem explorado em Lost, mas infelizmente ele perdeu os direitos sobre a adaptação. Vamos ver o que vai dar, e torcer pra que coloquem esse projeto nas mãos de alguém competente. Vai ser incrível ver essa história contada da forma certa nas telas de cinema.

Cronologia da publicação dos livros:

A Torre Negra Vol. I - O Pistoleiro (1982)
A Torre Negra Vol. II - A Escolha dos Três (1987)
A Torre Negra Vol. III - As Terras Devastadas (1991)
A Torre Negra Vol. IV - Mago e Vidro (1997)
A Torre Negra Vol. V - Lobos de Calla (2003)
A Torre Negra Vol. VI - Canção de Susannah (2004)
A Torre Negra Vol. VII - A Torre Negra (2007)

19.8.10

Clip da Semana - Trilogia Guns N' Roses

Guns n' Roses é uma banda que dispensa apresentações. Acredito que nunca nenhuma outra banda vai conseguir fazer o que os caras fizeram durante o pouco tempo em que realmente estiveram juntos. Entre tantos sucessos, fica difícil escolher um para colocar aqui, então vou colocar três clipes. Reza a lenda que existe uma relação entre a história de cada um deles, formando uma trilogia, mas nunca li nada oficial sobre isso. As músicas são Stranged (1993), November Rain (1992), eleito um dos melhores clipes de todos os tempos, e Don't Cry (1991). Assistir os clipes seguindo essa ordem faz mais sentido pra mim, mas se alguém tiver uma teoria sobre como a história se desenrola, pode falar! É só aumentar o som, curtir e relembrar três ótimas músicas:

Stranged


November Rain


Don't Cry

18.8.10

Que filme é esse? Ed. 02


É um dos meus filmes favoritos!

17.8.10

Os Mercenários (The Expendables - 2010)

O que esperar de um filme com esse elenco: Silvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Terry Crew, Dolph Lundgren, Mickey Rourke e com participação especial de Bruce Willis e Arnold Schwarznegger! Lógico que a obra não vai se destacar pela dramaticidade, roteiro, atuações, ou qualquer outro atributo artístico... Mas se você lembra e tem saudades dos filmes de ação dos anos 80, com muitas explosões, mortes e pancadaria, com certeza não vai se importar com a história terrível. A super equipe de mercenários, comandada por Stallone, é contratada para derrubar o ditador de um país Sul Americano, que na verdade é controlado por um capitalista Norte Americano (Eric Roberts, encarnando todos os bandidos canastrões da história do cinema). Essa é a justificativa pra uma ótima sequência final de 20 minutos de ação ininterrupta.

O filme não é pra ser levado a sério... é apenas uma "brincadeira" que Stallone fez para reunir os grandes nomes do cinema de ação, e deve ser assistido com isso em mente. Se você nunca gostou do gênero, é mais garantido gastar seu tempo vendo outra coisa... mas acho que não tem preço ver Stallone e o Governator Schwarznegger na mesma cena, trocando farpas dentro de uma igreja, intermediados por Bruce Willis! Particularmente, gostei do resultado final, e até assistiria de novo, mas só pra rir mais uma vez dessa turma fazendo piada de si mesmo. 

15.8.10

Shrek Para Sempre (Shrek Forever After - 2010)

Sempre fui fã da franquia Shrek, mas as críticas negativas para esse último filme não me deixaram ansioso para ir ao cinema, tanto que só assisti agora, um mês depois do lançamento. Mas até que não foi ruim! Dá pra notar que a criatividade diminuiu (universos paralelos não combina com Shrek...) e as piadas já não tem mais o nível de antes. Onde estão as referências à outros filmes?? É aí que a gente percebe o quanto são carismáticos os personagens dessa franquia. Sozinhos, eles conseguem fazer um filme engraçado, mesmo sem ajuda da história. As versões alternativas de Burro, Gato de Botas e Pinóquio ainda conseguem provocar risadas, mas  a versão gladiadora do Biscoito ficou hilária! Já o novo personagem, Rumpelstiltskin (Inspirado em Didi Mocó), é perfeitamente esquecível, não prestando nem pra vilão. Na média, é um bom filme, melhor do que eu esperava. Valeu o ingresso do cinema!

Ah, e aquele "faz o Uh!" foi engraçado só nas duas primeiras vezes...

14.8.10

Tá Dando Onda (Surf's Up - 2007)

Cadú é um pinguim que vive no inóspito Frio de Janeiro, e vê a oportunidade única de participar do mais tradicional campeonato de surf de pinguins. Isso mesmo, foram eles quem inventaram o esporte, e o filme segue em um ritmo de documentário, acompanhando a jornada de Cadú, o surfista amador, que terá que enfrentar os grandes profissionais, com direito a entrevista com familiares, memórias, depoimentos emocionados e trilha sonora repleta de surf music. Mais o destaque fica com os ótimos personagens, e as cenas bizarras que a história cria. Tudo é feito como se fosse um filme de surf de humanos, só que no lugar das pessoas, temos pinguins, um frango, um porco espinho e um pinto de perna comprida que não lembro o nome. Em uma sequência, o Frango com o maior jeitão de "chapado" oferece pra Cadú uma lula no espeto. Cadú responde "não, obrigado, tô de boa..." após a insistência do Frango, Cadú acaba experimentando, e fala "é bom mesmo, tem gostinho de frango..." a cara que os dois fazem é impagável! O visual também é ótimo, indo de pinguins fofinhos a cenários paradisíacos bem convincentes. Ótima opção quando o objetivo é um filme divertido.

11.8.10

Clip da Semana - Can't Stop Lovin' You - Van Halen

Particularmente, não sou muito fã da banda, que começou a fazer sucesso nos anos 80 mas nunca conseguiu um grande destaque por sua obra. Nem o lançamento esse ano do game Guitar Hero: Van Halen, conseguiu fazer muito barulho. Mas nessa careira de altos e baixos, um dos pontos mais altos foi a música Can't Stop Loving You, gravada em 1994 (álbum Balance).

É capaz de todo o sucesso da canção nem ser culpa de Van Halen, mas sim do vocalista Sammy Hagar, com a sua voz potente... de qualquer forma, é uma ótima música, e vale a pena relembrá-la!

Can't stop lovin' you - Val Halen - 1994


10.8.10

Que filme é esse? Ed. 01

Ano passado a revista Empire, uma das maiores publicações sobre cinema, completou 20 anos de idade. Para comemorar a ocasião, fizeram um ensaio fotográfico com diversos atores relembrando personagens marcantes de suas carreiras. O resultado foi genial, e vou aproveitar algumas imagens para começar um novo "quadro" aqui no Blog: Que filme é esse? Vou colocar uma imagem de alguma cena de filmes famosos, e quem quiser pode postar nos comentários dizendo qual é o filme. Alguns serão fáceis, outros não... 

Essa primeira está fácil hein!

A Origem (Inception - 2010)

Estava confiante de que esse seria um dos melhores filmes do ano... que bom que não me decepcionei! Uma história original, com grandes cenas de ação, alguns diálogos intrigantes, bons personagens interpretados por ótimos atores, tudo isso apresentado em um visual magnífico... o filme consegue nota alta em todos os quesitos!

DiCaprio interpreta o líder de uma equipe que terá como missão "inserir" uma idéia no subconsciente do herdeiro de uma empresa que está prestes a monopolizar o fornecimento de energia mundial. Para isso, eles entrarão nos seus sonhos, tentando manipular a origem dos seus pensamentos. É basicamente um "filme de assalto", mas com uma história mais complexa do que o normal. Por um momento cheguei a me perder no enredo, e nem sabia mais o que estava acontecendo na tela... mas a trama se desenvolve muito bem, e as cenas de ação são impressionantes. A sequência em que a van começa a cair da ponte, provocando a falta de gravidade em um dos níveis do sonho, consegue criar algo jamais vito em outros filme (eu nunca vi...). E a cena de luta com o corredor movendo-se em todas as direções? Joseph Gordon-Levitt está se revelando um ótimo ator, além de ser a cara do Heath Ledger. Cristopher Nolan bem que podia aproveitá-lo para continuar com o Coringa na franquia do Batman.

Já estou louco pra assistir mais uma vez, e prestar mais atenção em alguns detalhes. Quem sabe assim dá pra chegar a uma conclusão concreta naquele final... Recomendo conferir nos cinemas, e aproveitar ao máximo o show de imagens!

7.8.10

Coração Valente (Brave Heart - 1994)

Batalhas épicas sempre rendem pelo menos um filme razoável. Quando unem-se a uma boa história e personagens marcantes, é certeza de um filme memorável. E assim é Coração Valente... Mel Gibson consegue contar a história de Willian Wallace de uma maneira emocionante e poética, apesar do sangue, cabeças e membros esvoaçantes...

No Século XIV, na Escócia oprimida pelo reino Inglês, a coragem de Willian consegue reunir homens que têm a liberdade como um desejo em comum, o os lidera em uma investida quase suicida contra os grandes exércitos ingleses. É uma história inspiradora, e chega a ser chocante em alguns momentos, já que Mel Gibson não costuma disfarçar a violência em seus filmes. As cenas de batalha são muito realistas, e espantam pela sua grandiosidade. São milhares de figurantes lutando, gritando e correndo, arqueiros e cavalarias em câmera lenta, tudo o que há de melhor no gênero. É um filme que merece ser visto, mas se você for o tipo de pessoa que não se sente bem com cenas violentas, vai ter que passar algumas partes...
 

Clip da Semana: I Don't Wanna Miss a Thing - Aerosmith

Uma ótima música, trilha sonora de um ótimo filme, com uma das melhores letras de todos os tempos, interpretada por uma super banda de Rock. Fiquei surpreso ao procurar esse video no You Tube, e ver que ele já tem quase 68 milhões de visualizações! Pra quem não lembra, essa música fez parte do filme Armagedon (aquele com o Bruce Willis) em 1998. Vale a pena conferir!

I Don't Wanna Miss a Thing - Aerosmith - 1998


Eu poderia ficar acordado só para ouvir você respirando
Observar você sorrir enquanto está dormindo
Enquanto você está longe e sonhando
Eu poderia passar minha vida nessa doce rendição
Eu poderia continuar perdido neste momento para sempre
Todo momento que eu passo com você
É um momento que eu valorizo

Não quero fechar meus olhos
Eu não quero adormecer
Porque eu sentiria a sua falta, baby
E eu não quero perder nada
Porque mesmo quando eu sonho com você
O sonho mais doce nunca vai ser suficiente
E eu ainda sentiria a sua falta, baby
E eu não quero perder nada

Deitado perto de você
Sentindo o seu coração bater
E imaginando o que você está sonhando
Imaginando se sou eu quem você está vendo
Então eu beijo seus olhos e agradeço a Deus por estarmos juntos
Eu só quero ficar com você
Neste momento para sempre, sempre e sempre

Não quero perder um sorriso
Não quero perder um beijo
Eu só quero ficar com você
Bem aqui com você, apenas assim
Eu só quero te abraçar forte
Sentir seu coração tão perto do meu
E só ficar aqui neste momento
Por todo o resto dos tempos

1.8.10

Encontro Explosivo (Knight & Day - 2010)

Se você pegar algum filme de Missão Impossível, adicionar cenas que satirizam o gênero de ação, colocar como protagonista uma mulher indefesa e fazer com que a história de prioridade ao romance no lugar do suspense, terá como resultado Encontro Explosivo. É um bom filme, mas ficou a sensação de que poderia ter sido melhor. Cameron Diaz e Tom Cruise não formam um bom casal em cena, provavelmente porque falta a ela o carisma que Cruise tem aos montes. Acho que Sandra Bullock teria feito uma June Havens bem mais convincente! Mas no final acaba sendo um filme divertido, com cenas de ação absurdas, reviravoltas, referências à Lost (Será? tem a Shannon, ilha no meio do nada, turbulência no avião, Tom Cruise citando John Locke...). As piadas podiam ser melhores, mas também não dá pra pedir muito de uma mistura de tantos gêneros. Pra quem gosta de um filme pipoca, vale a pena assistir.