Stephen King é um dos maiores escritores de nosso tempo, escrevendo tantas histórias clássicas que já foram adaptadas para o cinema, e que muita gente nem sabe que é ele o autor. Exemplos? Carrie - a Estranha, Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre, Louca Obsessão, O Iluminado... Mas uma outra hora a gente fala sobre esses filmes!
A Torre Negra é a maior de todas as histórias de King. A série de sete livros começou em 1982 com a publicação de O Pistoleiro, livro que nos apresenta Roland de Gilead, o último dos Pistoleiros de um mundo que "seguiu adiante", com muitos traços que lembram as histórias de western. Em 1987 foi publidado A Escolha dos Três, segunda parte do romance, introduzindo novos personagens: Eddie, Jake e Susannah (se contar as duas personalidades dela, tem também a Detta Walker). É aí que a história começou a mostrar o potencial para se tornar uma incrível história de fantasia, suspense, terror e ficção. Cada personagem vive em uma época diferente de Nova York, e tem suas vidas afetadas por Roland, que de forma inesperada consegue contato com o nosso mundo.
A busca de Roland pela Torre Negra, onde ele acredita que encontrará respostas sobre o que aconteceu com seu mundo e sua vida, vai se tornando cada vez mais intrigante, ao mesmo tempo em que são reveladas diversas semelhanças entre o Mundo Médio e nossa realidade. Construções, palavras e músicas (prucure no YouTube a música Velcro Fly do ZZ Top, e leia os comentários sobre os tambores da morte!) dão a entender que os mundos talvez sejam os mesmos... mas então o que aconteceu para as realidades serem tão diferentes?
Ao todo, são sete livros publicados entre 1982 e 2007. Muitos acreditaram que King não conseguiria terminar a história, e até temiam que o escritor morresse antes disso. Ainda estou lendo o Volume 3 - As Terras Devastadas, então não sei o que está por vir... mas tenho certeza que valerá a pena ler as mais de 4000 páginas da obra, e viajar por esse mundo fantástico e sombrio criado pelo mestre dos contos de horror!
Atualmente estão estudando as possibilidades de adaptar a obra para os cinemas. Será um trabalho tão difícil (ou até mais) quanto foi adaptar Senhor dos Anéis, e as chances de dar tudo errado são enormes. J. J. Abrams estava cotado para adaptar a história, o que me deixou empolgado, já que esse negócio de realidades paralelas já foi bem explorado em Lost, mas infelizmente ele perdeu os direitos sobre a adaptação. Vamos ver o que vai dar, e torcer pra que coloquem esse projeto nas mãos de alguém competente. Vai ser incrível ver essa história contada da forma certa nas telas de cinema.
Cronologia da publicação dos livros:
A Torre Negra Vol. I - O Pistoleiro (1982)
A Torre Negra Vol. II - A Escolha dos Três (1987)
A Torre Negra Vol. III - As Terras Devastadas (1991)
A Torre Negra Vol. IV - Mago e Vidro (1997)
A Torre Negra Vol. V - Lobos de Calla (2003)
A Torre Negra Vol. VI - Canção de Susannah (2004)
A Torre Negra Vol. VII - A Torre Negra (2007)
A Torre Negra Vol. II - A Escolha dos Três (1987)
A Torre Negra Vol. III - As Terras Devastadas (1991)
A Torre Negra Vol. IV - Mago e Vidro (1997)
A Torre Negra Vol. V - Lobos de Calla (2003)
A Torre Negra Vol. VI - Canção de Susannah (2004)
A Torre Negra Vol. VII - A Torre Negra (2007)
Nenhum comentário:
Postar um comentário